onkeydown='return validateKey(event)'> onkeydown='return validateKey(event)'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Casagrande e seus demônios


“Foi expulso o grande Dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada - foi expulso para a terra, e seus Anjos foram expulsos com ele.”

(Apocalipse 12.9, in A Bíblia [Católica] de Jerusalém, p. 2314).


Acabo de ler o livro "Casagrande e seus demônios", escrito em parceria com o jornalista Gilvan Ribeiro. É comovente o seu enfrentamento com as drogas. A sua expressão é de tristeza e desalento. O livro se encerra dizendo que 

"A questão de Casagrande é mais complexa (...). Depois de um breve retorno com a noiva, após o acidente e a internação, a relação deles acabou. Solteiro, mora sozinho. Por enquanto, a convivência com as terapeutas funciona como escudo; porém, em algum momento, terá de andar somente com as próprias pernas." 

Noutro trecho afirma: "Fico quase o tempo todo dentro de casa, porque ainda não consegui ter a manha de impor o limite, o controle de sair e voltar." (Casagrande e seus demônios, p. 229 e 239)


A minha sensação, após a leitura desse livro, cujo título é por si só sintomático e intrigante, é: Deus é a sua única chance, mas ele não parece querer, e até agradece aos demônios, ao final do livro, assim: 


"Agradecimentos  Nossos pais, Fiódor Dostoiévski, Iemanjá (...), nossos guias espirituais. E aos demônios, por terem nos dado uma trégua." (Ibidem, p. 244)


Destarte, não vislumbro recuperação genuína em sua vida e não ficarei surpreso numa eventual recaída, em busca dessa felicidade, inalcançável sem Deus, e, infelizmente, submetendo-se a demônios. Espero que haja, de fato, uma transformação em sua vida, na busca de Deus. A partir daí, a sua felicidade acontecerá, subjugando o famoso Casagrande e surgindo o ser humano, Walter, criado à imagem e semelhança de Deus!


"Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá." (Salmos 37:5)


Felicidades, Walter! Que Deus te abençoe e proteja...

Juscelino V. Mendes



Lançamento do livro em Campinas - Livraria Fnac,  14 de maio de 2013.
Walter Casagrande Júnior e Gilvan Ribeiro, Casagrande e seus demônios. São Paulo: Globo, 2013.

Nenhum comentário: