sexta-feira, 10 de abril de 2020

E O POVO SE MANTEVE EM QUARENTENA...

O prefeito de Varginha-MG, Antônio Silva, quis entrar na onda do vale mais a economia, a comida, o emprego, blá, blá, blá, como se doente, ou morto pudesse trabalhar etc. e assinou decreto permitindo o funcionamento do comércio. O povo se rebelou contra ele e se manteve em quarentena. O prefeito renunciou.

Tomás de Aquino (1225-1274), ensina que a Lei humana é puramente convencional e relativa, altamente contingente, e que deve refletir o conteúdo das Leis Eterna e Natural.


E se estiver baseado na perversão da reta razão (como o decreto do prefeito e as determinações-atitudes do presidente da República), ou um conjunto de regras de autoridade que servem a um ou a poucos? Perderá, segundo Tomás, a sua força coativa dada pela natureza, preservando apenas o que lhe é dado por convenção e deve ser desobedecida.

O povo de Varginha agiu dessa forma, dando-nos o exemplo, que o Brasil todo deveria adotar. Esse é o verdadeiro exercício da cidadania; a crítica correta, isenta de ideologia 'non sense'...


Um comentário:

Anônimo disse...

Salve e Viva Santo Tomás de Aquino, às Leis Naturais demonstra de forma taxativa o Respeito e o Amparo ao Direito de Viver com qualidade evitando o biocídio!!! Parabéns meu caro amigo Juscelino!!