sexta-feira, 10 de abril de 2020

O ESTOICISMO, A COVID-19 E A PROCURAÇÃO


Há muita gente contestando o obrigatório distanciamento social, sob vários argumentos, até o ponto de encarar, com certa apatia, a morte - desde que seja a morte de gente de outras famílias, que não a sua. Isso, além de desonesto, desumano e anticristão é de uma hipocrisia impressionante, sobretudo, porque estão dentro de suas casas, com as suas máscaras (nos dois sentidos) e tomando todas as precauções, com medo da Covid-19.

"No século IV a.C., a questão ética que preocupava os estoicos era como reagir à predominante sensação de fatalismo que brotava do fato de se viver num império rigidamente controlado. Eles não podiam fazer grandes mudanças em sua vida diária, então decidiram mudar de atitude quanto a vida em si. Era o único controle pessoal que lhes restava. O que os estoicos formularam foi uma estratégia de distanciamento emocional da vida. Chamavam essa atitude de 'apathia' e, para os estoicos, a apatia era uma virtude [como o é para muitos nestes dias de Covid-19], que os transformava em fonte de risos na taverna local. Os estoicos estavam dispostos a sacrificar alguns tipos de felicidade (sexo, drogas e hip-hop dionisíaco) a fim de evitar a infelicidade provocada por suas paixões (doenças sexualmente transmissíveis, ressacas e rimas ruins). Guiavam-se apenas pela razão, nunca pela paixão, e, portanto, consideravam-se as únicas pessoas realmente felizes - o que quer dizer que eram ininfelizes.

Na história abaixo, o Sr. Cooper demonstra uma forma moderna de estoicismo: o estoicismo por procuração.

O casal Copper entrou no consultório do dentista, onde o Sr. Cooper deixou claro que estava com muita pressa.

- Sem muita frescura, doutor - mandou ele. - Não precisa anestesia nem nada. Arranque o dente de uma vez e vamos acabar logo com isso.

- Que bom seria se meus pacientes fossem estoicos como o senhor - disse o dentista, admirado. - Então, qual é o dente?

- Sr Cooper virou para a esposa e disse:

- Abra a boca, querida."*



(* Thomas Cathcart & Daniel Klein. PLATÃO e um ORNITORRINCO entram num bar, p. 92-93).

Um comentário:

Anônimo disse...

Sábias, Sábias e Sábias palavras amigo Juscelino!! De fato quem é contra o isolamento social, só pensa em si e em ninguém mais, é só o pensar e o agir egoísticamente!!! É triste. Enquanto não há empatia e altruísmo!!!